sábado, 31 de maio de 2014

ANALISE: FAZ ACONTECER - PR. LUCAS


Hoje analisaremos o primeiro CD de Pr. Lucas. "Faz Acontecer" é o primeiro álbum de carreira e marca sua entrada na música gospel. O disco é muito bem produzido por Josue Godoi e contém 10 faixas autorais. Edinho Cruz (Técnico de gravação de mixagem) trabalhou muito bem nesse disco e não deixou a desejar em nenhuma parte. O back é muito bom e bem sincronizado.
Comentando a parte gráfica do disco, só tenho uma coisa a dizer: O que a capa não conseguiu ter o encarte tem. Fotos de estúdio e de arquivo pessoal do cantor compõe muito bem o encarte.
Vamos então a analise desse CD:

Faz acontecer: A introdução dessa canção é espetacular (Ponto para Josue). Que bateria, que guitarra, que loucura (risos). A letra é bem bonita e bem estruturada. Só achei essa canção a cara do Regis Danese. Essa canção foi escolhida para ser single. Confira a vídeo letra:
Geração diante do rei: O tema clichê não foi páreo para a criatividade de Pr. Lucas. Com uma abordagem diferente das músicas que levam o mesmo tema, a canção é singular. O arranjo é maravilhoso e te envolve e faz querer ouvir mais e mais vezes. O back ficou um pouco menos operante do que a anterior, mas mesmo assim é maravilhoso. O 'ao vivo' ficou incrível, principalmente na parte: "Que grita diante do Rei, do Rei Jesus..." onde o público grita (Ficou show!). Sensacional.
O chamado: É o meu grande palpite pra hit. Essa canção tem um arranjo incrível, uma introdução fora do normal, surpreendente mesmo. A letra forte e impactante é de fazer você querer se levantar e sair pelas ruas cantando. O back aqui foi incrivelmente espetacular. Minha parte favorita é: "Me usa, Pra libertas os cativos. Me usa, Pra alimentar os famintos. Me usa, Pra ser a força do fraco. Eu estou ao seu dispor, eu aceito o seu chamado. Me usa, Espírito Santo.  E ungi aquilo que eu canto e enche o meu coração de coragem pra mudar a minha geração...." Valeu muito apena ouvir, de verdade... Vale muitos replays.
Intenso: Com uma introdução muito bem feita, com um loop incrível, a canção Intenso se apresenta muito forte. A participação de Fernanda Brum é singular e trás mais brilho a canção. A conexão das vozes foi o ponto alto. Josue, meu filho, que arranjo é esse? Maravilhoso.
Que preço ele pagou: A canção já se inicia com o Pr. Lucas declarando: "Que preço ele pagou? Quanto eu valia? Seu sangue me comprou. Quanto eu valia?" Perfeitamente a canção cresce na linha de adoração e com o back extremante forte se torna um grande destaque. O refrão é chiclete e você se emociona com cada frase cantada. Canção PER-FEI-TA.
Pai aceita-me de volta: Inspirada na passagem do filho pródigo, a canção é de uma singularidade excepcional. Uma letra forte e emocionante demais. Um arranjo maravilhoso, um back poderoso e uma interpretação envolvente.
Avivamento: "Avivamento" é basicamente o pedido de Habacuque ganhando ritmo, som e muita unção. O refrão dessa canção é chiclete, grudando muito na cabeça. Adorei o efeito do loop e do Teclado nessa canção. A bateria de Valmir Bessa foi incrível. Que coisa de doido esse arranjo (risos). Como diria meu amigo Josue Godoi, é mítico.
Seja o primeiro em mim: Adoro essas introduções com loop, bateria e cordas. Introduções que te convidam a ouvir a canção por inteiro. 
Quando escutei essa canção pela primeira vez, tive uma crise de choro. Foi muito profundo o que ela fez comigo. Ao ver meu lamento se transformar em canção, não consegui parar de ouvir, foi sobrenatural. "Tua glória, tua glória, vem derrama em mim, pois quero de novo tua glória, tua glória, vou matar o meu eu pra que sejas o primeiro em mim..." Refrão perfeito, arranjo lindo, canção tudo de bom.
Rei da Glória: Que canção poderosa. Que arranjo maravilhoso, que introdução espetacular. Cris Biaes foi muito feliz nesse arranjo, seu violino deu vida a introdução e a canção em si. O loop foi magnífico (Que isso ein Josue??). O back nessa canção foi o 'q' para o sucesso. Vale apena conferir.
O Rei vai voltar: No dia em que encontrei o Pr. Lucas nos estúdios da gravadora (MK Music- RJ), eu pude ver Rodrigo Gomes colocando a guitarra, foi incrível. E como o próprio cantor me disse, essa canção é pra igreja inteira cantar e se alegrar. Foi uma ótima jogada colocar essa canção para finalizar o disco.
O que dizer da parte: "Glória, Glória, Aleluia, Glória, Glória, Aleluia, Glória, Glória, Aleluia, Vencendo vem Jesus...." E quando você pensa que acabou, o fim da canção surpreende.... Josue meu filho, Deus é contigo, santa criatividade. Jader Santiago parabéns pela bateria Magnífica, foi extraordinário. "O Rei está voltando, o Rei está voltando..." Final perfeitíssimo. Vale Apena ouvir.

Conclusão:
O disco é extremamente perfeito, trás canções incríveis, interpretações maravilhosas e é isso que me cativa em um disco estreante. Por ser o primeiro eu tinha uma expectativa muito baixa quanto ao conteúdo, tendo em vista os primeiros lançamento de muito cantores que a MK já havia lançado, mas tenho que reconhecer que fiquei muito impressionado com a qualidade desse CD. Só tenho uma crítica a fazer: Tive dificuldade de ouvir o CD somente uma vez e isso é raro (risos).

Destaque: O chamado, Intenso, Que preço ele pagou, Seja o Primeiro em mim, Rei da Glória, O Rei vai voltar.
Vale Apena comprar!

3 comentários:

  1. CD MUITO LEGAL MESMO... PARABENS..... CLICADAS GOSPEL ..... PR LUCAS.. MK....

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um CD muito bom, as vezes compramos um CD pensando em duas ou três musicas mas, esse me surpreende, esta lindo cada cação fala no profundo, a MK dessa vez acertou encheio Pr Lucas é um instrumento de Deus para abençoar vidas, não só através do seu Cd mas, através de suas canções gravadas por outros cantores, parabéns, parabéns agora pretendo ter esse adorador em minha Igreja Ho Gloria

    ResponderExcluir
  3. Esse cd é OTIMO muito criativo,tomara que ele se mantenha na mk e lançe outro cd nesse mesmo ritmo,e tomara q a mk nao faça cagada com ele q nem fez com a eyshila no flop sonhos nao t fim! parabens a analise e otima curta mais explica tudo!

    ResponderExcluir