quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ANALISANDO: 'O QUE DEUS FEZ POR MIM' DE RAYSSA E RAVEL


Rayssa e Ravel é com certeza uma das duplas mais conhecidas do cenário gospel. Se consolidaram no meio e até hoje é um dupla referência para todos (Principalmente pra mim).
A dupla já passou por vários estilos, desde o sertanejo ao Pop-congregacional, mas o maior forte da dupla é o pentecostal genuíno que sempre trazem. E nesse novo CD não é diferente, trouxeram aquele pentecostal 'Rayssa e Ravel' que conhecemos e o produtor Rogério Vieira fez um ótimo trabalho neste disco.

Em e relação ao visual do disco, podemos ver que realmente a MK investiu nessa volta. Uma capa linda e bem feita, um encarte bem simples e luxuoso. Bem organizado e sem muita "papagaiada" e desastre. Devo arriscar em dizer que essa é uma das melhores capas da dupla e sem dúvida um dos melhores CD's.


O que Deus fez por mim (Samuel Santos) - A canção título do disco tem uma introdução linda e um arranjo maravilhoso, mas nada de diferente. A letra é o grande forte da canção, que conta com uma estrutura boa e um refrão que fica na cabeça. Só acho que o back podia ser mais forte por trás da dupla. Uma das canções mais bonita do disco. Foi liberado como single do disco.

Carimbo da Vitória. (Léa Mendonça, Dione Freire, Junior Marciel e Josias Teixeira) - Agora sim temos uma introdução bem forte, mas que poderia ser mais ousado. A canção é inciada por Ravel, que impressiona com sua desenvoltura. A Letra trás a história das filhas de Zelofeade e com um arranjo incrível declara que Espírito Santo é o nosso intercessor. Uma letra impactante e um dos destaques do disco.

O Grande (Samuel Mariano) - Esta canção é uma regravação da cantora 'Rayanne Vanessa' e mostra um arranjo bem diferente do original. A composição de Samuel Mariano é impecável e o grande single do disco. A interpretação da dupla e do back é bem sincronizada, principalmente no refrão. Tem tudo pra ser um sucesso nas igrejas.

Implacável (Claudio Louvor) - Esta é canção de maior destaque do CD não somente pela letra, mas pelo arranjo. Uma canção de um teor bíblico impressionante, com uma levada maravilhosa. O back trabalhou bem nesta canção e a dupla se saiu muito bem. Já vejo as irmãs cantando essa canção nos congressos por aí.

O fogo pega (Carlos de Oliveira) - Não me agradei muito dessa canção, mas tenho certeza que alguns devem ter gostado. O solo de Ravel mais uma vez foi bem trabalhado e a Rayssa na segunda voz foi incrível. A Letra fala do fogo que não pode se apagar. #Enchelinguiça

A arca da aliança (Samuel Santos) - Faixa super bíblica. Incia narrando a 'volta' da Arca da aliança para Irsael e conta a morte de Uzá. O arranjo é incrível. mais uma vez, e tenho que dizer que Rogerinho me surpreendeu. A interpretação da dupla é bem envolvente, contando que a letra pede essa 'entrega'. A letra ainda diz que somos a arca da aliança e que a presença de Deus está dentro de nós, mas que temos buscar esta presença e não nos afastarmos dela. Como diria o FNCG merece uns replays.

Prova de amor (Rayssa e Ravel) - Depois de uma onda de hinos vingativos, Rayssa e Ravel nos trouxeram um exemplo maravilhoso de verdadeiro cristão. A faixa que conta com um arranjo simples, mas bonito, relata que quando aqueles que nos humilharam, e tudo mais, vierem até nós devemos dizer: "Seja bem vindo, pode entrar. Deus me deu com fartura, hoje tenho tanto posso até emprestar. E o tempo prova, da luta e da cova, meu Deus me livrou..." Minha canção favorita do disco.

Ele me viu (Samuel Mariano) - Uma canção muito boa pra as irmãs. A Letra é fácil de aprender e seu refrão gruda feito chiclete na cabeça. Além de trazer aquela mensagem que todo mundo gosta: VITÓRIA. Remete ao texto bíblico onde Deus envia Samuel a casa de Jessé para ungir Davi. O Refrão é lindo e diz: "E quando ele vê não pergunta quanto tempo você estudou, pois pra ele não importa se é leigo ou doutor quando escolhe está escolhido, é dele o querer. Ele ainda vai, ao presídio na roça ou à cidade escolhe o menor sem perguntar idade. Pode se alegrar pois ele viu você"

Vaso de Honra (Marcos e Matteus) - Aquele forrozinho que não pode faltar nos CD's da dupla chegou. Somente senti falta de uma coisa, de um padeiro bem ritmado, dando brilho a canção. Mas uma canção muito bom pra vigília do reteté. Versa sobre o vaso que somos nós, que busca a presença de Deus, e que é reconhecido por Deus. Uma boa canção. Adorei!!

Deus está no controle (Rayssa e Ravel) - A décima e última faixa do disco é a segunda de composição da dupla e tem uma letra muito reflexiva e bem animadora. Ao ouvir essa canção sentimos consolo e ânimo. Fecha com grande estilo o disco que sem dúvidas é um dos melhores da dupla.


Como eu disse diversas vezes ao longo dessa analise, é com certeza um dos melhores CD's da dupla. Vale muito apena comprar. Desde os arranjos, que foram inexplicáveis, ao repertório muito bem selecionado, o encarte e a capa, tudo esta muitíssimo bem feito neste novo disco.

Um comentário: